Porcentagem de cursos com taxa de conclusão por vaga acima da médias das IFES

De WikiUFSM
(Redirecionado de D2.3.2024)
Porcentagem de cursos com taxa de conclusão acima da médias das IFES
Dados do Indicador
SiglaPCTC-IFES
Unidade de MedidaPorcentagem
PolaridadeQuanto maior, melhor.
Objetivo do PDIManter métodos de ensino atualizados e de acordo com as expectativas dos alunos

Definição

O indicador mede a taxa de conclusão de vagas (TCV) dos cursos de graduação da instituição, estabelecendo uma comparação com o desempenho observado nas demais Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Essa abordagem permite avaliar se os cursos da instituição apresentam taxas de conclusão acima, abaixo ou em linha com os parâmetros nacionais

A Taxa de Conclusão por vagas ou TCV é a proporção de estudantes que concluem um determinado nível de ensino dentro do tempo esperado.

Finalidade

A finalidade do indicador não é apenas quantificar a taxa de conclusão isoladamente, mas oferecer um diagnóstico relativo, situando a instituição no contexto da rede federal.

Fonte de dados

Dados do Censo da Educação Superior

Periodicidade

Anual.

Fórmula da Cálculo

TCV IFES = TCV dos cursos das IFES com o mesmo CINE Rótulo

Variáveis

  • Concluintes: número de estudantes que concluíram o curso no ano de referência.
  • Vagas ofertadas "x" anos atrás: corresponde às vagas que o curso oferecia x anos atrás, sendo x o tempo esperado de conclusão do curso conforme definido pela UFSM.

📌 Observação importante:

Para fins de comparação com as demais IFES, considera-se o tempo esperado de conclusão conforme a “duração padrão” estipulada pelo INEP, e não o tempo definido internamente pela UFSM.

Valores de referência

Porcentagem

Construção da meta 2027

Embora a regressão linear da série 2014–2024 indique tendência de estabilidade em torno de 39%, trata-se de um indicador de natureza positiva, que reflete o desempenho institucional em dimensão estratégica. Assim, a projeção foi ajustada para cima, considerando o valor de referência de 2024 (42,6%) e a tendência de recuperação observada após 2020. A meta de 47% para 2027 representa um crescimento realista (+10%), fundamentado nas ações previstas para qualificação da gestão acadêmica, ampliação de políticas de apoio estudantil e aprimoramento de processos institucionais que sustentam o desempenho do indicador.

Observações e/ou Limitações

A principal limitação está relacionada à variação nas políticas de admissão e nas estruturas curriculares dos cursos, o que pode influenciar a oferta de vagas e os resultados do indicador.