Green Metric Ranking - Desempenho Geral
Definição
O UI GreenMetric World University Rankings é uma iniciativa da Universidade da Indonésia (UI), lançada em 2010, com o objetivo de medir e comparar os esforços de sustentabilidade das universidades ao redor do mundo.
Este ranking avalia a política e o desempenho das instituições de ensino superior em seis categorias principais: Ambiente e Infraestrutura, Energia e Mudanças Climáticas, Resíduos, Água, Mobilidade, e Educação e Pesquisa. Utilizando uma metodologia de coleta de dados simples e acessível, o GreenMetric Ranking permite que as universidades demonstrem seu compromisso com a sustentabilidade e identifiquem áreas para melhorias.
Foi criado em 2010, pela Universidade da Indonésia (UI), com o objetivo de medir e comparar os esforços de sustentabilidade de universidades em todo o mundo. Por ser uma pesquisa online, permite uma coleta e envio de dados relativamente simples e rápida, com o intuito de retratar as políticas e programas de sustentabilidade das instituições de ensino superior.
A primeira edição contou com a participação de 95 universidades de 35 países, distribuídas entre a América, Europa, Ásia e Austrália. Já em 2023, o número de universidades participantes aumentou para 1.183, representando 84 países ao redor do mundo. Um crescimento muito significativo em termos de participação e reconhecimento global. Essa expansão reflete a crescente importância atribuída à sustentabilidade nas instituições de ensino superior e o reconhecimento do GreenMetric como o primeiro ranking universitário mundial focado em sustentabilidade. A evolução do GreenMetric demonstra seu sucesso em promover a conscientização e a ação em sustentabilidade, incentivando as universidades a adotarem práticas mais sustentáveis e a contribuírem para a mitigação das mudanças climáticas.
Finalidade
Dados do Indicador | |
---|---|
Sigla | Posição Geral |
Unidade de Medida | Posição no ranking |
Autor | UI Green Metric |
Intervalo | de 1ª a 1183ª (Em 2023) |
Polaridade | Quanto menor, melhor |
Desafio do PDI | (AI-D5-01) Possuir uma infraestrutura de engenharia e logística adequada, respeitando as premissas de acessibilidade e respeito ao meio-ambiente. |
Participar de rankings internacionais é importante para o reconhecimento e a reputação global das instituições de ensino superior. Uma boa posição no ranking atrai estudantes e professores de diversas partes do mundo, promove a diversidade e facilita a formação de parcerias estratégicas com outras instituições de prestígio, empresas e organizações governamentais. Serve como um benchmark para avaliar forças e identificar áreas de melhoria, incentivando a implementação de melhores práticas e a busca contínua pela excelência acadêmica e administrativa. Estar bem posicionado em rankings internacionais aumenta a visibilidade global, atrai mais estudantes domésticos e internacionais, e eleva o orgulho e o senso de estima entre estudantes, professores, funcionários e ex-alunos. Além disso, governos e autoridades educacionais utilizam os resultados dos rankings para formular políticas e reformas educacionais, melhorando a qualidade e a competitividade das instituições de ensino superior em nível nacional.
Fonte de dados
UI GreenMetric
Periodicidade
Anual
Fórmula da Cálculo
O cálculo do GreenMetric World University Rankings é baseado em uma metodologia que atribui pontuações a seis categorias principais. Cada categoria tem um peso específico e é composta por vários indicadores que medem diferentes aspectos da sustentabilidade no campus. As categorias e seus pesos são os seguintes:
- Ambiente e Infraestrutura (PA) - 15%
- Energia e Mudanças Climáticas (PE) - 21%
- Resíduos (PR) - 18%
- Água (PW) - 10%
- Mobilidade (PM) - 18%
- Educação e Pesquisa (PED) - 18%
Cada categoria contém uma série de perguntas ou indicadores específicos que as universidades precisam responder. As respostas são convertidas em pontos de acordo com critérios estabelecidos pelo GreenMetric. A pontuação total de uma universidade é a soma dos pontos obtidos em todas as categorias, ajustada pelo peso de cada categoria.
Fórmula Simplificada
A pontuação total de uma universidade pode ser representada pela seguinte fórmula: Pontuação Total=(PA×WA)+(PE×WE)+(PR×WR)+(PW×WW)+(PM×WM)+(PED×WED)
Exemplo de Pontuação
Suponha que uma universidade tenha obtido as seguintes pontuações brutas (não ponderadas) em cada categoria:
- Ambiente e Infraestrutura: 800 pontos
- Energia e Mudanças Climáticas: 950 pontos
- Resíduos: 700 pontos
- Água: 450 pontos
- Mobilidade: 750 pontos
- Educação e Pesquisa: 600 pontos
Aplicando os pesos, a pontuação total seria calculada assim:
Essa pontuação total é usada para classificar a universidade no ranking global, comparando-a com as pontuações de outras universidades participantes.
Variáveis da categoria Energia e Mudanças Climáticas
- PA é a pontuação obtida na categoria Ambiente e Infraestrutura
- PE é a pontuação obtida na categoria Energia e Mudanças Climáticas
- PR é a pontuação obtida na categoria Resíduos
- PW é a pontuação obtida na categoria Água
- PM é a pontuação obtida na categoria Mobilidade
- PED é a pontuação obtida na categoria Educação e Pesquisa
- WA, WE, WR, WW, WM e WED são os pesos correspondentes a cada categoria (em porcentagem)
Desagregações possíveis
Por instituição.
Valores de referência
Nos rankings mundiais de universidades, as posições de 1 a 100 são indiscutivelmente consideradas de excelência. Contudo, é importante notar que, para participar desses rankings, as universidades são previamente avaliadas com base em critérios de elegibilidade, e a maioria das instituições não atende aos critérios mínimos exigidos. Assim, o simples fato de uma universidade figurar em um ranking mundial já é um indicativo de qualidade, o que demonstra que os valores de referência (o que é considerado razoável, bom ou excelente) para esses rankings são relativos. Uma abordagem mais equitativa para avaliar o desempenho de uma instituição é compará-la a universidades que compartilham características semelhantes, como localização geográfica e investimentos recebidos.