Porcentagem da taxa de sucesso dos alunos que ingressaram pela cotas de PPI e PcD
Dados do Indicador | |
---|---|
Sigla | PSTA-PPIPcD |
Unidade de Medida | Posição ordinal |
Polaridade | Quanto maior, melhor |
Objetivo do PDI | Fortalecer as políticas de acesso à universidade em consonância com a estratégia de ações afirmativas do país |
Definição
A taxa de sucesso (TAS) é um indicador calculado pelo Inep com dados do censo da educação superior que possibilitam uma análise mais detalhada do fluxo dos estudantes da educação superior, pois combina diferentes insumos, principalmente no que concerne ao tempo de acompanhamento da trajetória dos ingressantes de determinado curso.
O indicador Porcentagem da taxa de sucesso dos alunos que ingressaram pela cotas de PPI e PcD será calculado considerando um recorte para alunos ingressantes por meio das cotas para Pessoas Pretas, Pardas e Indígenas (PPI) e Pessoas com Deficiência (PcD) e que concluem seus cursos dentro do período previsto. Ele avalia a eficácia das políticas de inclusão e permanência adotadas pela instituição.
Finalidade
O objetivo desse indicador é monitorar o desempenho acadêmico e a taxa de conclusão dos estudantes cotistas no ambiente da UFSM, permitindo a identificação de desafios e a implementação de ações para melhorar a retenção e o sucesso acadêmico desse público.
Fonte de dados
SIE - UFSM
Periodicidade
Anual
Fórmula da Cálculo
Fonte da fórmula do cálculo: [1]
Variáveis
Concluintes = Alunos formados do curso X no ano a
X = Curso
a = ano
d = duração do curso
pi = Prazo de integralização
I = Ingressantes
Um exemplo considerando os alunos ingressantes em 2015, com prazo de integralização 4 anos + 1 (PI=1):
Sobre Prazo de Integralização
A data estabelecida para o cumprimento do período mínimo de integralização pelo aluno dependerá da combinação entre sua data de ingresso e o período mínimo de integralização do curso. Como os indicadores são calculados para cada ano de edição do Censo (t), ou seja, são anuais, há uma distorção do tempo esperado para conclusão de curso entre os alunos que ingressaram no primeiro semestre e aqueles que ingressaram no segundo semestre. para tratamento desta distorção foram adotados os seguintes critérios:
a) cursos com período mínimo de integralização inteiro = 1,0
b) cursos com período mínimo de integralização fracionário 0,5
Maiores informações Metodologia de cálculo dos indicadores de fluxo da educação superior DEED
Valores de referência
Construção da meta
Considerando a evolução do indicador, observa-se crescimento consistente até estabilização recente. A média histórica é de 25% e o último valor de 32%, com desvio padrão de aproximadamente 9 p.p. Assim, propõe-se como meta para 2027 o valor de 35%, avanço moderado (+3 p.p.) em relação ao patamar atual, positivo e factível, alinhado à tendência de consolidação observada.
Observações e/ou Limitações
Período de análise variável: O tempo de conclusão pode diferir entre cursos, impactando a interpretação da taxa de sucesso.
Apesar de limitações, o indicador é essencial para monitorar a inclusão e o desempenho dos alunos cotistas, fornecendo subsídios para aprimorar políticas institucionais de permanência e apoio estudantil.