Posição no ODS 5 - Igualdade de Gênero do Impact Ranking

De WikiUFSM

Definição

Posição no ODS 5 - Igualdade de Gênero do Impact Ranking
Dados Básicos
siglaUniversity Impact Ranking - THE
Unidade de MedidaPosição
AutorTimes Higher Education
PolaridadeQuanto menor, melhor
Objetivo do PDI[D3] AS-D3-01 Fortalecer as políticas de acesso à universidade em consonância com a estratégia de ações afirmativas do país

O Indicador avalia o compromisso das universidades em promover a equidade de gênero por meio de métricas que mensuram a produção acadêmica relacionada ao tema, o acesso ao ensino superior por mulheres em situação de desvantagem, a presença de mulheres em posições de liderança, a conclusão de cursos por mulheres e a implementação de medidas contra a discriminação. Este indicador busca capturar tanto a representatividade feminina quanto a efetividade de políticas institucionais voltadas para a inclusão e o sucesso das mulheres na academia.

O Times Higher Education apresenta o University Impact Rankings, identificando e celebrando universidades que se destacam em vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Essas instituições não apenas se destacam em áreas individuais, mas também demonstram excelência abrangente na contribuição para o desenvolvimento sustentável global. Ao se destacarem em uma variedade de ODS, essas universidades demonstram seu comprometimento em abordar os desafios mais urgentes do mundo, incluindo sustentabilidade ambiental, inclusão social, crescimento econômico e parcerias.

Essas universidades líderes são reconhecidas por seu impacto abrangente em várias dimensões do desenvolvimento sustentável, fazendo contribuições significativas para a criação de um futuro sustentável e resiliente. Sua excelência de base ampla ressalta a importância de abordagens holísticas para desafios globais e destaca o papel crítico da academia na condução de mudanças sustentáveis.

Este ranking geral celebra universidades que não são apenas líderes em ODS específicos, mas também aquelas que mantêm um alto nível de excelência em um amplo espectro de objetivos. Ao fazer isso, ele enfatiza a interconexão de todos os ODS e a importância de estratégias multifacetadas para atingir o desenvolvimento sustentável.

Finalidade

A finalidade é monitorar e orientar as ações das universidades para reduzir desigualdades de gênero, promovendo a inclusão de mulheres em todas as etapas do ensino superior e garantindo seu sucesso acadêmico e profissional. O indicador fornece subsídios para o desenvolvimento de políticas institucionais que incentivem a produção acadêmica sobre igualdade de gênero, ampliem o acesso de mulheres em situação de desvantagem, assegurem sua representação em cargos de liderança e promovam ambientes livres de discriminação, contribuindo para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Participar de rankings internacionais é importante para o reconhecimento e a reputação global das instituições de ensino superior. Uma boa posição no ranking atrai a atenção de estudantes e professores de diversas partes do mundo, funcionando como uma poderosa ferramenta de visibilidade, promovendo a diversidade e facilitando a formação de parcerias estratégicas com outras instituições de prestígio, empresas e organizações governamentais. Além disso, aumenta a exposição global e atrai mais estudantes domésticos e internacionais.

Participar de rankings internacionais serve como um benchmark para avaliar pontos fortes e identificar áreas de melhoria, incentivando a implementação de melhores práticas e a busca contínua pela excelência acadêmica e administrativa.

Estar bem posicionado em rankings internacionais aumenta o orgulho e o senso de estima entre estudantes, professores, funcionários e ex-alunos. Governos e autoridades educacionais também utilizam os resultados dos rankings para formular políticas e reformas educacionais, melhorando a qualidade e a competitividade das instituições de ensino superior em nível nacional.

Fonte de dados

As variáveis (métricas) utilizadas para mensurar e analisar a posição das universidades neste ODS estão abaixo discriminadas:

5.1 Pesquisa sobre igualdade de gênero

O indicador é baseado no número total de autores encontrados em todas as publicações indexadas em um período de cinco anos. O gênero dos autores é estimado pela Elsevier; autores foram removidos do cálculo se não foi possível atribuir com confiança um gênero feminino ou masculino. Ainda, mede a proporção de publicações de uma universidade que aparecem nos 10% principais periódicos de acordo com o índice Citescore. Por fim, o número de publicações analisa a escala da produção de pesquisa de uma universidade em torno da igualdade de gênero. Não é ajustado pelo tamanho da instituição – em vez disso, considera o impacto geral.

5.2 Proporção de alunas de primeira geração

Este indicador é definido pelo número de mulheres que iniciam um curso e se identificam como a primeira pessoa em sua família imediata a frequentar a universidade, dividido pelo total de mulheres que iniciam um curso. Todos os dados são fornecidos em equivalentes de tempo integral (FTE). A métrica visa demonstrar que as universidades estão ativamente promovendo o ingresso de mulheres de primeira geração no ensino superior.

5.3 Medidas de acesso para estudantes

Esta métrica visa mostrar os métodos que as universidades utilizam para garantir que mulheres possam acessar o ensino superior. Esta métrica e os indicadores se relacionam com as outras metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, apoiando estudantes mulheres em situação de desvantagem.

5.4 Proporção de mulheres em cargos acadêmicos sêniores

Este indicador é definido pelo número de mulheres em cargos de liderança, dividido pelo total de cargos de liderança na universidade. Cargos de liderança podem incluir professorados, reitorias e posições de liderança sênior na universidade. Não inclui posições honorárias. A métrica é estabelecida para mostrar que as universidades estão promovendo mulheres de forma adequada e que a liderança reflete um equilíbrio de gênero.

5.5 Proporção de mulheres que recebem diplomas

Este indicador é definido pelo número de mulheres que recebem um diploma, dividido pelo total de estudantes que recebem um diploma. Os dados são fornecidos em contagens absolutas (headcounts) e ponderados por áreas de conhecimento: STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), medicina e artes, humanidades e ciências sociais. A métrica é estabelecida para garantir que as mulheres admitidas na universidade concluam sua graduação em uma taxa adequada.

5.6 Medidas contra a discriminação

Esta métrica avalia políticas e ações para apoiar o sucesso das mulheres na universidade.

Periodicidade

Anual

Fórmula da Cálculo

A imagem abaixo demonstra como é feita a composição da nota geral do THE - University Impact Ranking. A nota é composta pelo percentual alcançado no ODS 17 - Parcerias para atingir os objetivos, somando o percentual alcançado em mais 3 ODS's, sendos estes definidos pelos ODS's em que a Universidade melhor se posicionou.

Composição da nota geral

Na tabela abaixo é possível verificar os percentuais aplicados em cada Item/Subitem do ODS 5- Igualdade de Gênero.

Metodologia completa neste Link

Itens do ODS Subitem do ODS Representatividade no âmbito de análise do ODS Representatividade do indicador do ODS ou do subitem do ODS na pontuação geral do ranking
5.1 Pesquisa sobre igualdade de gênero 5.1.1 Proporção de autoras 27% 2,60%
5.1.2 Igualdade de Gênero: CiteScore 2,60%
5.1.3 Igualdade de Gênero: publicações 1,82%
5.2 Proporção de alunas de primeira geração 5.2.1 Proporção de mulheres de primeira geração 15,40% 4,00%
5.3 Medidas de acesso para estudantes 5.3.1 Monitoramento das medidas de acesso 15,40% 0,42%
5.3.2 Política para aplicações e ingresso de mulheres 1,20%
5.3.3 Projetos de acesso para mulheres 1,20%
5.3.4 Inscrição de mulheres em disciplinas sub-representadas 1,20%
5.4 Proporção de mulheres em cargos acadêmicos sêniores 5.4.1 Proporção de mulheres em cargos acadêmicos sêniores 15,40% 4,00%
5.5 Proporção de mulheres que recebem diplomas 5.5.1 Proporção de diplomas concedidos a mulheres 11,50% 2,99%
5.6 Medidas contra a discriminação 5.6.1 Política de não discriminação contra mulheres 15,30% 0,51%
5.6.2 Políticas de não discriminação para pessoas transgênero 0,51%
5.6.3 Políticas de maternidade e paternidade 0,49%
5.6.4 Instalações de creche para estudantes 0,49%
5.6.5 Instalações de creche para funcionários e professores 0,49%
5.6.6 Programas de mentoria para mulheres 0,49%
5.6.7 Acompanhamento da taxa de graduação das mulheres 0,51%
5.6.8 Políticas de proteção para aqueles que relatam discriminação 0,51%
Total 100% 26,03%
Desafio PDI Inclusão social
Objetivo PDI [AS-D3-01] Fortalecer as políticas de acesso à universidade em consonância com a estratégia de ações afirmativas do país

Desagregações possíveis

Por instituição

Valores de referência

Percentual

Construção da meta

A definir

Observações e/ou Limitações

Uma observação: O ranking permite o monitoramento de desempenho de forma gratuita; todavia, caso as instituições desejem ampliar a abrangência da análise, o ranking oferece serviços de consultoria mediante cobrança.

A Universidade poderá subir ou descer de posição no ranking não por ter apresentado melhora ou piora nos indicadores, mas sim, porque outras universidades ingressaram no ranking impactando, assim, as posições das demais integrantes.