Porcentagem da taxa de sucesso dos alunos com benefício sócio-econômico
Dados do Indicador | |
---|---|
Sigla | PSTA-BSE |
Unidade de Medida | Posição ordinal |
Polaridade | Quanto maior, melhor |
Objetivo do PDI | Fortalecer as políticas de assistência estudantil com foco na permanência dos estudantes, conclusão dos estudos e bom uso dos recursos. |
Definição
A taxa de sucesso (TAS) é um indicador calculado pelo Inep com dados do censo da educação superior que possibilitam uma análise mais detalhada do fluxo dos estudantes da educação superior, pois combina diferentes insumos, principalmente no que concerne ao tempo de acompanhamento da trajetória dos ingressantes de determinado curso.
Para o indicador porcentagem da taxa de sucesso dos alunos com benefício sócio-econômico, ele será calculado considerando o recorte dos alunos que possuem o BSE. Esse indicador mede a eficiência dos programas de assistência estudantil promovidos pela UFSM, que representa o percentual de estudantes, dentre aqueles cadastrados em programas de benefício socioeconômico, que conseguem concluir o curso dentro do prazo previsto.
Finalidade
A finalidade deste indicador é abranger objetivos relacionados a políticas de acesso à universidade e à assistência estudantil, com foco na permanência e conclusão dos estudos e o bom uso dos recursos. A UFSM é referência pelas políticas de inclusão social que adota, tanto para o ingresso, quanto para a permanência e formação dos estudantes.
Fonte de dados
SIE
Periodicidade
Anual
Fórmula da Cálculo
Variáveis
Concluintes = Alunos formados do curso X no ano a
X = Curso
a = ano
d = duração do curso
pi = Prazo de integralização
I = Ingressantes
Um exemplo considerando os alunos ingressantes em 2015, com prazo de duração de curso de 4 anos e PI=1 (integralização inteiro):
Sobre Prazo de Integralização
A data estabelecida para o cumprimento do período mínimo de integralização pelo aluno dependerá da combinação entre sua data de ingresso e o período mínimo de integralização do curso. Como os indicadores são calculados para cada ano de edição do Censo (t), ou seja, são anuais, há uma distorção do tempo esperado para conclusão de curso entre os alunos que ingressaram no primeiro semestre e aqueles que ingressaram no segundo semestre. para tratamento desta distorção foram adotados os seguintes critérios:
a) cursos com período mínimo de integralização inteiro = 1,0
b) cursos com período mínimo de integralização fracionário 0,5
Maiores informações Metodologia de cálculo dos indicadores de fluxo da educação superior DEED
Valores de referência
Construção da meta
Meta 2027 – TAS (coorte de ingresso 2019) – Alunos com BSE: Proposição de atingir 44%. A série mostra aceleração entre 2022–2024 (8,2% → 39,5%) e clara desaceleração/platô em 2025–2026 (41,1% → 41,1%). Projetar +2,9 p.p. adicionais até 2027 (de 41,1% para 44%) é tecnicamente plausível. Ressalta-se que o investimento em permanência estudantil sempre será prioridade da UFSM, que é reconhecida nacionalmente como referência em assistência estudantil.
Observações e/ou Limitações
Tempo máximo de uso do benefício por parte dos estudantes, definido na PORTARIA NORMATIVA PRAE UFSM N° 03, DE 29 DE AGOSTO DE 2024.