Porcentagem de satisfação dos alunos - CPA
Definição
Dados Básicos | |
---|---|
Sigla | PSA-CPA |
Unidade de Medida | Número absoluto |
Polaridade | Quanto maior, melhor |
Visão | Ser reconhecida como uma instituição de excelência na construção e difusão do conhecimento, comprometida com o desenvolvimento da sociedade, de modo inovador e sustentável. |
Avaliação o grau de percepção de satisfação dos discentes, de todos os níveis de ensino, a partir de uma escala de recomendação. A pergunta em questão é: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a UFSM a um amigo ou colega?” .
Finalidade
No contexto da educação superior pública e federal, a satisfação é fundamental para o bem-estar individual pois exerce uma influência positiva sobre sua motivação, engajamento e desempenho, indicadores de sucesso institucional. Estudantes satisfeitos, além de continuar seus estudos com dedicação também se tornam promotores da instituição, recomendando-a a outros e contribuindo para a sua reputação e crescimento sustentável. Esse engajamento promove bem-estar emocional e acadêmico, maior retenção e promoção de um ambiente de cooperação e inovação, facilitando a implementação de melhorias contínuas nos processos educativos que fortalecem a comunidade acadêmica.
Fonte dos dados
A UFSM adotou o Net Promoter Score (NPS) ou Rede Promotora como métrica para aferir a satisfação e lealdade da comunidade acadêmica em relação à instituição. O índice é medido a partir da seguinte pergunta: “Em uma escala de 0 a 10, qual é a probabilidade de você recomendar a UFSM a um amigo ou familiar?”. Segundo a metodologia adotada, os respondentes são divididos em três grupos: promotores (que responderam 9 ou 10), neutros (que responderam 7 ou 8) e detratores (que responderam de 0 a 6). O NPS é calculado subtraindo-se a porcentagem de detratores da porcentagem de promotores.
Periodicidade
A cada dois anos
Fórmula do cálculo
Variáveis do cálculo
Total de Respostas 9 e 10 = Promotores
Total de Respostas 0 a 6 = Detratores
Desagregações possíveis
Por instituição
Por unidades de ensino, departamentos e cursos
Por segmento (Ensino médio, Técnicos, Graduação, Pós-Graduação, Ead, Docentes, Tae's)
Valores de referência
- Excelente – NPS entre 75 e 100
- Muito bom – NPS entre 50 e 74
- Razoável – NPS entre 0 e 49
- Ruim – NPS entre -100 e -1
Construção da Meta
O indicador "Percentual de satisfação dos alunos - CPA", mensurado pela questão "Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar a UFSM a um amigo ou familiar?", reflete a percepção dos discentes quanto à qualidade da formação recebida, da infraestrutura disponível e dos serviços institucionais prestados. Definir como meta a sugestão de alcançar 76% de satisfação discente até 2027 é um compromisso estratégico que reforça o papel da UFSM como instituição pública de excelência, que busca não apenas ampliar sua base de estudantes, mas também garantir que sua experiência acadêmica seja positiva, reconhecida e recomendada.
Embora não haja uma síntese estatística consolidada para esse indicador, a análise da participação nas pesquisas bienais e da série histórica permite projetar uma meta factível, capaz de acompanhar o crescimento e o engajamento da comunidade acadêmica nessa questão.
Importante que a meta segue um alinhamento com o PDI e indicadores de qualidade, como um de seus eixos centrais. Com isso, o compromisso em atingir 76% até 2027 reforça a busca da UFSM pela excelência acadêmica e administrativa, pelo bem-estar discente e pela consolidação de sua missão social como universidade pública de referência no cenário nacional.
Observações e/ou limitações
O indicador NPS embora seja uma ferramenta valiosa para medir a satisfação geral dos estudantes, deve ser complementado por outras ferramentas para fornecer uma análise mais detalhada e direcionar melhorias específicas.