Empregabilidade local gerada pelas startup e as empresas residentes do parque Tecnológico - Inovatec

De WikiUFSM
Revisão de 13h37min de 9 de outubro de 2025 por LucasdeAndrade07 (discussão | contribs) (→‎Construção da meta)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Empregabilidade local gerada pelas startup e as empresas residentes do parque Tecnológico - Inovatec
Dados do Indicador
Sigla:A definir
Unidade de Medida:Número ordinal
Polaridade:Quanto maior, melhor.
Objetivo PDI:Fortalecer a inovação, o desenvolvimento tecnológico e a transferência de tecnologia para a sociedade.

Definição

Esse indicador é caracterizado por medir o total de empregos formais gerados a partir das atividades de startups e empresas vinculadas ao Inovatec UFSM UFSM Parque Tecnológico e a Pulsar UFSM Incubadora Tecnológica. O indicador reflete a capacidade do ecossistema de inovação da universidade em criar oportunidades de trabalho, promovendo a empregabilidade local para retenção de talentos e impulsionando o desenvolvimento socioeconômico no município de Santa Maria–RS e na região.

Finalidade

A finalidade desse indicador é avaliar e fortalecer o papel do Parque Tecnológico Inovatec da UFSM como agente de geração de empregos formais e qualificados no município de Santa Maria–RS e na região. Busca orientar estratégias que promovam a empregabilidade local para retenção de talentos, incentivem o crescimento sustentável das startups e empresas residentes e contribuam para o desenvolvimento socioeconômico regional por meio da inovação e do empreendedorismo.

Fonte de dados

PROINOVA - Parque Inovatec

Periodicidade

Anual

Fórmula da Cálculo

Nº de empregos formais por ano das empresas do parque tecnológico e das startups da incubadora tecnológica no município de Santa Maria–RS e na região.

Valores de referência

Numeração por ano

Construção da meta

Após o mapeamento dos postos de trabalho formais (vínculos CLT) vinculados às empresas instaladas no InovaTec UFSM – Parque Tecnológico, sediadas em Santa Maria/RS, identificou-se um total de 216 empregos diretos registrados. O resultado demonstra o impacto positivo do ecossistema de inovação da UFSM na geração de empregos qualificados e na dinamização da economia local, em consonância com o Desafio 6 do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Entretanto, ao analisar a composição desse número, verificou-se que mais de 100 postos de trabalho concentram-se em uma única empresa residente, o que tende a distorcer o comportamento geral do indicador. Considerando esse cenário, optou-se por uma proposição de meta mais realista e sustentável, estabelecendo-se o valor de 150 empregos diretos até 2027. Essa meta reflete uma tendência de estabilidade e consolidação do ecossistema, levando em conta possíveis variações no número de empresas ativas e a dinâmica natural de entrada e saída de residentes no Parque.

Observações e/ou Limitações

Observar contratos CLT gerados