Porcentagem de respostas 5 e 6 sobre a Questão "Fico sabendo o que acontece na UFSM" - CPA (Servidores)

De WikiUFSM
Revisão de 09h34min de 30 de setembro de 2025 por SBalconi (discussão | contribs) (→‎Definição)
Porcentagem de respostas 5 e 6 sobre a questão "Fico sabendo o que acontece na UFSM" - CPA (Servidores)
Dados do Indicador
Sigla:PRA-CPA
Unidade de Medida:Porcentagem
Polaridade:Quanto maior, melhor.
Objetivo do PDIAumentar a eficiência do processo de comunicação institucional.


Definição

O indicador Percentual de Respostas 5 e 6 sobre a questão "Fico Sabendo o que Acontece na UFSM" - CPA avalia a disseminação das informações sobre a instituição entre os servidores. A efetividade sobre o alcance da comunicação institucional da universidade e o quanto as informações institucionais são acessíveis, claras e suficientes para mantê-los informados sobre ações, decisões e eventos da UFSM.

Esse indicador origina-se de uma questão do questionário Avaliação Geral da CPA/UFSM. Seção 8 - Informações institucionais. Q8.1 - Fico sabendo o que acontece na UFSM. As escala utilizada é de 6 pontos, além das opções Não sei e Não se aplica.

Finalidade

A finalidade desse indicador é avaliar a comunicação interna da UFSM, identificando o grau de satisfação dos servidores com o fluxo de informações e evidenciando tanto os pontos fortes quanto as áreas que precisam de melhorias. Além disso, busca subsidiar o planejamento estratégico, fornecendo dados para orientar ações de aprimoramento da comunicação institucional em sintonia com as necessidades dos servidores. Também tem como propósito fortalecer a transparência interna, ampliando o engajamento com as atividades e decisões da universidade, bem como monitorar a gestão da informação, acompanhando a eficácia das políticas de comunicação ao longo do tempo e sua aderência às metas institucionais.

Fonte de dados

Comissão Própria de Avaliação - CPA/UFSM

Periodicidade

Prevê-se que a aplicação ocorra em intervalos bienais.

Fórmula da Cálculo

Variáveis

Valores de referência

Construção da meta

Observações e/ou Limitações

Limitações:

  • Por se tratar de uma pesquisa baseada na percepção, os resultados podem refletir variações decorrentes de diferentes perspectivas individuais.
  • Em caso de estratificação por curso, a baixa participação discente pode comprometer a confiabilidade do indicador, especialmente se nenhum respondente atribuir nota 5 e 6. Para reduzir esse impacto, recomenda-se, nesses casos, a utilização da média simples, garantindo maior equilíbrio na análise.

Notas Explicativas: O foco nas respostas 5 e 6 ajuda a identificar áreas de destaque e oportunidades para melhorar a percepção estudantil sobre as atividades de extensão, garantindo uma visão focada na excelência percebida.