Posição entre as brasileiras no Unirank
Definição
O indicador "Posição entre as universidades brasileiras no UniRank" avalia a performance das universidades em plataformas digitais, mensurando sua presença e influência nas redes sociais com base em métricas de engajamento, alcance e relevância. Este indicador considera dados consolidados fornecidos pelo UniRank, que monitora a atuação online de instituições de ensino superior, incluindo aspectos como a popularidade de seus websites institucionais e a interação nas redes sociais.
Finalidade
A finalidade do indicador UniRank é oferecer um panorama comparativo do impacto digital das universidades brasileiras, destacando aquelas que se posicionam de maneira estratégica e eficaz no ambiente online. Esse indicador é essencial para compreender como as instituições se conectam com o público, promovem suas marcas e divulgam suas atividades acadêmicas, científicas e culturais, contribuindo para fortalecer sua reputação e atrair novos públicos, como estudantes, pesquisadores e parceiros institucionais.
Fonte de dados
UniRank University Ranking ™ utiliza três fontes diferentes de inteligência da WEB: Moz Domain Authority, SimilarWeb Global Rank e, Majestic Referring Domains Trust Flow
Periodicidade
Anual
Fórmula da Cálculo
O atual uniRank University Ranking ™ é baseado em um algoritmo que inclui 4 métricas da web imparciais e independentes, extraídas das 3 fontes diferentes de inteligência da web.
Variáveis
- Majestic Referring Domains with a minimum Trust Flow (55%)
- Similarweb Global Rank (35%)
- Moz Domain Authority (5%)
- Majestic Trust Flow (5%)
Desagregações possíveis
Por instituição
Valores de referência
Este Ranking considera top 200 universidades na América Latina:
- Top 10%: Posições 1 a 20.
- Quartil Superior: Posições 1 a 50.
- Média geral: Posição 100
- Último Quartil: Posições 151 a 200.
Construção da meta
Observações e/ou Limitações
- As limitações deste ranking são: dependência da conectividade e acesso à internet das instituições; exclusão de universidades que não atendem aos critérios de inclusão (ensino à distância, instituições de nicho ou ausência de websites institucionais) e, possibilidade de manipulação por webmasters, mitigada por filtros do UniRank.