D7 - Gestão Ambiental

De WikiUFSM
Revisão de 15h55min de 18 de setembro de 2025 por LucasdeAndrade07 (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Acesse a página aqui

Voltar

Este desafio representa o compromisso da UFSM em integrar e promover práticas sustentáveis em todas as suas atividades. Inicialmente, busca-se preparar o ambiente institucional por meio da disseminação de uma cultura ética que valorize a inclusão, a diversidade e o meio ambiente, estabelecendo a base de aprendizado e infraestrutura necessária. Com essa fundação, o foco se volta para a otimização de processos e rotinas que incorporem e valorizem os diversos aspectos da gestão ambiental. Por fim, o desafio culmina na implantação de um sistema de gestão ambiental robusto, que não só consolida as práticas sustentáveis dentro da universidade, mas também entrega valor para a sociedade, reforçando o papel da UFSM na promoção de um desenvolvimento verdadeiramente sustentável.

Quadro resumo sobre as Estratégias para o Desafio 7
Estratégias Propostas Indicadores Propostos
Ampliar a percepção da comunidade externa Índice de Concordância sobre a promoção e desenvolvimento de ações e práticas de responsabilidade ambiental da UFSM - CPA (Sociedade)
Ampliar práticas em saneamento Posição no ODS 6 - água potável e saneamento do Impact Ranking
Ampliar práticas em eficiência energética Posição no ODS 7 - Energia limpa e acessível do Impact Ranking
Posição no pilar Mobilidade - Green Metric Ranking
Ampliar práticas sobre ecossistemas terrestres Posição no ODS 15 - Vida terrestre do Impact Ranking
Maior engajamento e sensibilização da comunidade interna sobre responsabilidade ambiental Porcentagem de respostas 5 e 6 sobre Engajamento e Consciência Ambiental - CPA (alunos e servidores)
Ampliar práticas para mitigação de impactos climáticos

ESTRATÉGIAS

Ampliar a percepção da comunidade externa

A estratégia " ampliar a percepção da comunidade externa" busca expandir o reconhecimento da UFSM como uma instituição comprometida com a sustentabilidade ambiental. Isso significa fortalecer a imagem da universidade perante a sociedade, destacando suas ações e boas práticas ambientais para que sejam percebidas e valorizadas pela comunidade externa.

O impacto dessa estratégia é medido pelo Índice de Percepção sobre Responsabilidade Ambiental da UFSM (CPA – Sociedade), no instrumento de pesquisa Imagem e Reputação da CPA aplicada à comunidade.

Ampliar práticas em saneamento

Ampliar práticas em saneamento tem como objetivo melhorar e expandir as ações relacionadas ao tratamento e gestão da água, esgoto e resíduos dentro da UFSM, contribuindo para um ambiente mais saudável e sustentável. A iniciativa incentiva a adoção de soluções inovadoras para o manejo adequado dos recursos hídricos, saneamento e a gestão dos resíduos gerados pela UFSM, contribuindo de forma ativa com a sustentabilidade ambiental.

O desempenho dessa estratégia é medido pela posição da UFSM no ODS 6 – Água Potável e Saneamento no Impact Ranking, que avalia o compromisso da instituição com o acesso à água segura, saneamento básico e práticas sustentáveis de gestão hídrica.

Ampliar práticas em eficiência energética

Ampliar práticas de eficiência energética visa otimizar o consumo de energia, promovendo o uso racional dos recursos e incentivando a adoção de fontes de energia renováveis e sustentáveis nos campi. Essa estratégia envolve a redução do consumo de energia, o aumento do uso de energia limpa e a ampliação de investimentos em infraestrutura sustentável para melhorar a eficiência energética.

Além disso, busca-se expandir essas práticas para a comunidade, promovendo a conscientização e a adoção de soluções sustentáveis. A estratégia também abrange ações voltadas à mobilidade, incluindo a redução do número de veículos no campus, o incentivo ao uso de transportes com zero emissões de poluentes e a melhoria das condições de acessibilidade para a locomoção de toda a comunidade acadêmica.

Ampliar práticas sobre ecossistemas terrestres

Ampliar práticas sobre ecossistemas terrestres tem como foco o fortalecimento do ensino para a conservação, recuperação e manejo sustentável dos ambientes naturais. Isso inclui ações voltadas para a proteção da biodiversidade, o reflorestamento, a redução do impacto ambiental causado por atividades humanas e a conscientização sobre a importância dos ecossistemas terrestres. O desempenho dessa estratégia é medido pela posição da UFSM no ODS 15 – Vida Terrestre, dentro do Impact Ranking, que avalia o compromisso das instituições de ensino com a sustentabilidade e a conservação ambiental.

Maior engajamento e sensibilização da comunidade interna sobre responsabilidade ambiental

Maior engajamento e sensibilização da comunidade interna sobre responsabilidade ambiental tem como objetivo incentivar a participação ativa de alunos, professores e servidores da UFSM em iniciativas de sustentabilidade ambiental. O objetivo é investir na promoção de uma cultura de responsabilidade ecológica dentro da instituição e reforçar a importância do comprometimento da comunidade para práticas sustentáveis no dia a dia.

O impacto dessa estratégia é medido pela componente Engajamento e Consciência Ambiental, no instrumento de pesquisa da Avaliação Geral da CPA aplicada à comunidade interna (alunos e servidores). Esse impacto é avaliado por meio das seguintes perguntas: conheço práticas de responsabilidade ambiental realizadas na UFSM; percebo uma cultura de respeito ao meio ambiente na instituição e, adoto práticas de responsabilidade ambiental no meu cotidiano.

Ampliar práticas para mitigação de impactos climáticos