D2 - Educação inovadora e transformadora com excelência acadêmica

O Desafio 2 da UFSM, "Educação Inovadora e Transformadora com Excelência Acadêmica", busca estruturar uma formação de qualidade a partir de um quadro docente capacitado, que adote práticas pedagógicas atualizadas e alinhadas às expectativas dos alunos. Esse pilar docente qualificado é essencial para implementar processos educacionais que mantenham métodos de ensino inovadores, centrados no aprendizado ativo e na relevância contemporânea. Esses processos, por sua vez, visam gerar como resultados a oferta de cursos de excelência integrados às necessidades da sociedade e a formação de alunos com visão global e humanista, comprometidos com o desenvolvimento sustentável, a ética e o avanço científico e tecnológico.
Para atingir essas entregas, foram definidas as estratégias: "Mais qualidade dos cursos", que foca na elevação dos padrões acadêmicos e alinhamento com as demandas da sociedade; "Mais concluintes", para reduzir a evasão e ampliar as taxas de conclusão; "Mais qualidade nos métodos de ensino", por meio da adoção de práticas pedagógicas atualizadas e inovadoras; e "Maior inserção no trabalho e sociedade", promovendo uma transição bem-sucedida dos egressos para o mercado de trabalho e para a atuação cidadã.
ESTRATÉGIAS
Mais Qualidade dos Cursos
A estratégia "Mais Qualidade dos Cursos" busca fortalecer os programas de graduação da UFSM, elevando seus padrões acadêmicos e alinhando-os às exigências do mercado e da sociedade. Essa estratégia está centrada na melhoria contínua dos processos pedagógicos, currículos, infraestrutura, desempenho dos estudantes e percepção do estudante sobre o processo formativo, garantindo que a UFSM ofereça cursos de alta qualidade que atendam às demandas locais, regionais e globais.
Por esta razão, serão utilizados os indicadores de conceito 4 e 5 e Conceito Preliminar de curso
- Percentual de cursos de graduação com conceito 4 e 5
- Porcentagem de cursos com Conceito Preliminar de Cursos (CPC) 4 e 5
Mais Concluintes
A estratégia "Mais Concluintes" tem como objetivo elevar a taxa de conclusão dos cursos da UFSM, garantindo que um número crescente de estudantes receba o suporte necessário para concluir sua formação com sucesso. Avaliar a taxa de conclusão é fundamental para medir a efetividade das ações institucionais voltadas à permanência estudantil e ao sucesso acadêmico.
Para isso, a iniciativa foca no monitoramento de indicadores relacionados à diplomação e a evasão, fortalecendo cada vez mais ações pedagógicas, de apoio e acompanhamento que favoreçam a permanência e a qualificação dos alunos.
Os indicadores utilizados serão a taxa de conclusão acima da média das IFES e a taxa de evasão anual do ensino técnico
- Porcentagem de cursos com taxa de conclusão acima da médias das IFES
- Porcentagem da taxa de evasão anual do ensino técnico
Mais Qualidade nos Métodos de Ensino
A estratégia "Mais Qualidade nos Métodos de Ensino" busca acompanhar os métodos de ensino utilizados atualmente pelos docentes em sala de aula, a partir da percepção dos discentes. Inovar e aprimorar as práticas pedagógicas é essencial para assegurar uma experiência acadêmica eficiente e alinhada às necessidades dos estudantes, que contemple o uso de tecnologias educacionais e metodologias ativas, promovendo um aprendizado mais significativo e conectado com as demandas contemporâneas.
Os indicadores utilizados serão a avaliação ensino-aprendizagem e a dimensão Abordagem de ensino da avaliação geral, ambas da CPA.
- Porcentagem de docentes com nota acima de 8 na Avaliação Ensino-Aprendizagem – CPA (alunos)
- Porcentagem de respostas 5 e 6 sobre Abordagem de Ensino - CPA
Maior Inserção no Mundo do Trabalho e Sociedade
A estratégia "Maior Inserção no Trabalho e Sociedade" busca garantir que os egressos da UFSM estejam preparados para atuar em áreas correlatas às suas formações e para contribuir significativamente com a sociedade. Reforçando a conexão entre os cursos oferecidos pela UFSM e as demandas do mercado de trabalho e da sociedade, promovendo uma formação que prepare os estudantes para trajetórias profissionais e acadêmicas bem-sucedidas.
Os indicadores utilizados são: percentual de egressos, em cada um dos níveis, trabalhando ou trabalhando na área ou cursando ensino superior
- Porcentagem de Egressos da Pós-graduação trabalhando na área/correlata ou cursando pós-graduação
- Porcentagem de Egressos da Graduação trabalhando na área/correlata ou cursando pós-graduação
- Porcentagem de Egressos do Ensino Técnico trabalhando na área/correlata ou cursando ensino superior
- Porcentagem de Egressos do Ensino Médio trabalhando ou cursando ensino superior